Transcrição: Es3
Imagens sobre este post estão em Exercícios para
atores e Trabalho de Ator -1
Ensaio no teatro Conchita de Moraes, no dia 01 de outubro
de 2015.
Este ensaio aconteceu logo após o primeiro ensaio aberto,
no dia 25 do mesmo mês. Os problemas detectados pelo diretor ganharam foco e
este encontro foi totalmente dedicado ao treinamento dos atores de forma a
melhorar suas performances no campo das ações cômicas. A palhaçaria, com suas
inúmeras técnicas e procedimentos, é fundamental nesse espetáculo e os exercícios
que seguem visavam o trabalho sobre as reações dos atores, o seu manejo e
relação com os adereços e objetos e a dilatação de seus corpos em cena, dentre
outros.
-Exercício de andar olhando para trás , pára e olha para
a frente.
Zé
Regino durante esses exercícios fala que está "convencido de que a ação
cômica é didática, mesmo! Ela tem que ser clara."
-Exercício com a cadeira :
Falas
de intervenção do diretor durante a execução:
"Não
se esqueça, é um exercício, não idealize, execute. O objeto agora é seu mestre,
não se oponha a ele!"
"Vocês
perceberam como vocês estão o tempo todo armados em relação ao objeto? Que em
nenhum momento estão passivos? E a relação com o objeto não pode ser
essa!"
- O diretor, em seu depoimento ao nosso grupo
de observação durante o ensaio:
"O
nosso teatro é muito proativo, e o que eu busco é a capacidade de reação do
ator. O que eu já percebi isso há muito tempo atrás, com a minha pesquisa de
palhaço, que é um lugar alógico, o palhaço não trabalha com a lógica, é um
universo alógico."
-
Agora a indicação é para que os atores continuem os exercícios propostos usando
a peruca de suas personagens. Essas são algumas de suas falas durante a
execução de tais exercícios:
"Reaja!
Brinque com as coisas que acontece, nada
acontece por acaso."
"Agora peguem mais uma peça do
figurino!"
"Não
se esqueçam dos princípios: impulso, contra impulso, trajetória e
principalmente da respiração consciente
quando você está fazendo isso!"
"Não
se esqueçam que a primeira ação de vocês é sempre ser visto, deixar ser visto!
Entrar em cena e deixar ser visto."
"Não
se esqueçam dos impulsos da trajetória, vocês são as pessoas erradas , no lugar
errado, fazendo a coisa errada!"
"O
corpo cômico, amanhã, na apresentação, eu quero ver todo mundo como se
estivesse ligado na tomada, o corpo dilatado!"
-
Ao final do treinamento e do ensaio, os atores e o diretor se reuniram para
avaliarem suas experiências:
Elisa- atriz: "Era um exercício que
esgota, mesmo, de esgotamento."
Kelly- atriz: " Faz sentido mesmo quando
a gente vai para a cena. Foi importante porque a gente não teve esse tempo de treinamento antes."
Zé Regino chama a atenção dos atores para a
apresentação do dia seguinte: "Amanhã, se permitir reagir para não ficar
acelerando a cena!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário